Nossas Dicas


Biguaçu, um dos municípios mais antigos de Santa Catarina, ganha usina de energia solar


Biguaçu, um dos municípios mais antigos de Santa Catarina, ganha usina de energia solar
26 Out 2020

O Grupo Geração, que trabalha no comércio de veículos e motocicletas com concessionária das marcas Hyundai, Caoa Chery e Yamaha em Santa Catarina, está trabalhando a ideia de instalar uma usina solar de solo em Biguaçu, município brasileiro do estado de Santa Catarina, que faz divisa a oeste com o município de Antônio Carlos, a leste com o oceano Atlântico e também com o município de Governador Celso Ramos. 

A paisagem na Grande Florianópolis mudará, uma vez que o projeto de usina no solo trará um “mar” de placas. A região conta com diversos projetos de usinas solares, mas a maioria está instalada em telhados de empresas.

A Quantum Engenharia, com 30 anos e referência em diversas áreas de energia, incluindo redes de distribuição, instalação de usinas solares fotovoltaicas e gestão de iluminação pública, é a empresa parceira para a execução do projeto. 

“O projeto vai reduzir em cerca de 90% a conta de luz e também dará uma contribuição para a preservação ambiental por ser sistema de geração limpa. O retorno do investimento (payback) será de cinco anos”, comentou Evandro Elias de Carvalho, diretor da empresa. No mercado há duas décadas, o Grupo Geração tem 11 lojas em sete municípios do Estado. 

O munícipio já conta com projeto de energia solar. O Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) opera, desde o começo de 2018, uma usina de geração de energia renovável composta por 596 painéis fotovoltaicos que ocupam uma área de mais de 1.000 metros quadrados. O sistema tem uma potência instalada de 157kW com capacidade estimada de geração anual de 196MWh.

Além disso, o projeto envolve os sistemas de iluminação, com substituição de 1,4 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, e ar condicionado, com troca de 81 equipamentos de janela e piso teto por outras 133 novas unidades do modelo Split Inverter, ampliando o coeficiente de performance de 2,5 para 3,3. Com isso, o Campus da Universidade, na cidade catarinense que tem 374,5 km² e 67 mil habitantes, será o 1º do Brasil a gerar 100% de sua energia consumida.

O projeto abrange, ainda, os campus de Itajaí e Balneário Piçarras, envolvendo o sistema de iluminação. Nas três unidades, ao todo, foram trocadas 8,3 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, sendo 436 em Balneário Piçarras, e 6,5 mil em Itajaí, com redução de consumo de 57%. A iniciativa foi custeada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), por meio de seleção na Chamada Pública PEE Celesc 001/2016, com foco no programa Educação + Eficiente.

 

CRÉDITOS: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/municipio-de-biguacu-em-santa-catarina-ganha-usina-de-energia-solar.html



Reduza suas contas de
energia com nossas
soluções para residências,
empresas e agronegócio.

Solicite um orçamento